China diz que vai investir US$ 30 bilhões em tratamento de água

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A China planeja investir US$ 30 bilhões em projetos de tratamento de água, em 2011, para reduzir o impacto de desastres naturais na produção de cereais, informou a imprensa oficial do país.

Em 2010, a China sofreu com fortes inundações e secas, que destruíram colheiras em todo o país e fizeram aumentar o preço dos alimentos, colaborando para que a inflação atingisse seu nível mais alto em dois anos.

O investimento, 10% maior que o de 2010, será concentrado na melhoria dos sistemas de irrigação e em projetos para combater os desastres provocados pelo clima, segundo o jornal “China Daily”, citando o ministro dos Recursos Hídricos, Chen Lei.

“Precisamos acelerar a construção de instalações de tratamento de água como parte da infraestrutura chave para que o país possa garantir um aumento da produção de cereais”, indicou Chen.

O índice de preços ao consumidor, utilizado para medir a inflação, apontou em novembro uma alta dos preços de 5%, que subiram 12% no acumulado do ano, segundo dados oficiais.

Depois de um dos piores anos em matéria de tragédias naturais, a China estima que mais de 80 milhões de pessoas precisarão de ajuda para se alimentar durante o inverno, de acordo com informações da agência de notícias Xinhua.

Fonte: Folha.com