MMA forma 650 técnicos em licenciamento e regularização ambiental rural

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aproximadamente 650 técnicos e gestores ambientais municipais se formam nesta sexta-feira (29/7) no curso de Licenciamento e Regularização Ambiental Rural (PNC Rural II) do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente. Realizado de forma semipresencial, o curso conciliou desenvolvimento rural sustentável com o licenciamento e a regularização ambiental das propriedades rurais.

Os formandos atuarão como disseminadores do Programa Mais Ambiente, programa de apoio à regularização ambiental de imóveis rurais. O curso teve início em 23 de maio em 11 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Sergipe), com representantes de cerca de 240 municípios. Além disso, o MMA criou uma turma especial para representantes de associações da agricultura familiar, como Contag e Fetraf-Brasil.

O PNC Rural II foi planejado e desenvolvido pelo Departamento de Coordenação do Sisnama, em conjunto com os departamentos de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Proteção e Combate ao Desmatamento, de Recursos Hídricos e a Secretaria de Biodiversidade e Florestas.

Para a gestora ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Fátima Massimo, um dos destaques do PNC Rural é a baixa taxa de evasão de alunos (5%), inferior a média dos cursos de educação a distância (30%). O resultado também é positivo na avaliação dos alunos, já que 97% dos participantes consideraram o PNC Rural muito esclarecedor, atendendo às expectativas.

A segunda edição do Curso de Licenciamento Ambiental deverá ser realizado ainda neste semestre para técnicos e agentes da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento e das Zonas de processamento de Exportação.

MMA