Embrapa atualiza Mapa de Solos do Brasil

terça-feira, 27 de março de 2012

A Embrapa lança, nesta terça-feira ( 27) , às 10 horas, no auditório da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), o novo Mapa de Solos do Brasil (escala 1:5.000.000). Lançado originalmente em 1981, o Mapa ganha esta versão utilizando o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS, Embrapa 2006). “Esta atualização utiliza os mais recentes levantamentos de solos, trazendo um avanço na classificação taxonômica”, diz o pesquisador da Embrapa Solos Humberto Gonçalves dos Santos.

O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no País, reflexo do avançado estágio de conhecimento técnico-científico dos solos tropicais pela comunidade científica brasileira. Para sua elaboração, foram utilizados os levantamentos exploratórios de solos produzidos pelo Projeto RadamBrasil ao longo das décadas de 1970 e 1980, complementados por outros estudos mais detalhados de solos produzidos principalmente pela Embrapa e pelo IBGE.

Especificamente para o planejamento territorial, mesmo sem trazer informações para uso local, o mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional, zoneamentos e planejamentos regionais e estaduais, além de planos setoriais, como uso e conservação dos recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários e outros.

Este mapa é um instrumento básico para subsidiar estudos, com informações atualizadas sobre os recursos dos solos brasileiros, representando uma ferramenta imprescindível para todos que têm no recurso solo o objeto de sua atuação, tais como especialistas em ciência do solo, instituições de ensino e pesquisa, empresas de planejamento agropecuário ou florestal, técnicos da extensão rural, pesquisadores de diversas áreas, ONGs ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento, órgãos públicos ligados à agricultura e ao meio ambiente e produtores.

Quem comparecer ao lançamento do Mapa, no dia 27, ganhará uma cópia digital. Para quem não puder comparecer, o novo mapa será disponibilizado em meio digital na página da Embrapa Solos.

Livro também terá nova edição

No mesmo evento também será lançada a 3ª edição do Manual de Métodos de Análise de Solos (193 páginas), organizada por um grupo de pesquisadores da Embrapa Solos. A publicação fornece informações para a obtenção de dados analíticos, essenciais para a identificação, a classificação e a interpretação de levantamentos necessários ao planejamento do uso dos solos de regiões tropicais.

O livro também será disponibilizado, em formato PDF, no site da Embrapa Solos.

Embrapa