Editais Internacionais

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Programa i-NoPa – CAPES/DAAD/GIZ - Edital n° 57/2013

Inscrições até 16 de setembro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará dez projetos de pesquisa nas áreas energia heliotérmica e  tecnologias de Biogás. Os trabalhos serão em conjunto com pesquisadores do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do Programa Novas Parceria Integradas (i-NoPa).

Para mais informações acesse este link.

Capes/Mercosul - Programa de Associação para Fortalecimento da PósGraduação (PFPG) - Edital nº 58/2013

O período de inscrições encerra no dia 25 de setembro

O edital pretende estimular  o intercâmbio acadêmico binacional, para que uma pós-graduação (promotora) aperfeiçoe outro curso de pós-graduação, nas modalidades pós-doutorado, doutorado e mestrado em todas as áreas do conhecimento.Serão escolhidos até dez projetos conjuntos de pesquisa. As propostas devem se concentrar em uma área ou em áreas correlatas e envolver pelo menos, um curso de pós-graduação de cada país, que atuará como entidade promotora ou receptora. Para atuar como entidade promotora, o programa de pós-graduação brasileiro deverá ter, preferencialmente, nota igual ou superior a cinco na avaliação da Capes.  Os cursos de instituições receptoras devem ter notas três ou quatro.

Para mais informações acesse o edital neste link.

Capes/Mercosul - Programa Projetos Conjuntos de Pesquisa (PPCP) - Edital n° 59/2013

Inscrições até 25 de setembro

A chamada busca incentivar  a troca de conhecimentos entre docentes e pesquisadores dos países membros do Merco sul ligados a projetos de pós-graduação de universidades. O objetivo é formar profissionais de alto nível nas diversas áreas do conhecimento. Os projetos desenvolvidos em conjunto por uma equipe brasileira e outra estrangeira.Entre as condições de elegibilidade está a formação de recursos humanos e  comprometimento na publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos. Eles também devem ter vínculo com um programa de pós-graduação avaliado pela CAPES com conceito igual ou superior a cinco.

Confira a íntegra do edital neste link.

Capes – Edital n° 050/2013

Inscrições até 30 de agosto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidad de La República (Udelar), no Uruguai, lançam a chamada pública do Programa Capes/Udelar – Projetos. Pesquisadores interessados em participar devem ter o título de doutor.A iniciativa objetiva estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros, vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior; e uruguaios, visando à formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Uruguai, nas diversas áreas do conhecimento.

Mais informações no edital do programa www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_050_2013_UDELAR.pdf

- Laspau – Universidade de Harvard

Inscrições até 28 de outubro

O Instituto Laspau, filiado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concede bolsas de doutorado pleno para brasileiros nos próximos três anos. O programa vai selecionar 1.500 pessoas para estudar no país. Podem participar graduados ou mestres em áreas como engenharia, biologia, produção agrícola sustentável e ciências da computação. Inscrições até 28 de outubro. A iniciativa é uma parceria com o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Mais informações no link.