Encontro com companhias de saneamento discute elaboração de estudo sobre poluição de bacias por esgotos

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Agência Nacional de Águas (ANA) realiza hoje (11), no hotel Nacional, em Brasília, a reunião de partida para a elaboração do estudo Atlas Brasil de Despoluição de Bacias Hidrográficas: Tratamento de Esgotos Urbanos. Representantes das prestadoras de serviço de saneamento básico, do Banco Mundial, dos Ministérios do Meio Ambiente, das Cidades, da Integração e técnicos da ANA discutem ao longo do dia a integração das políticas públicas do setor, a metodologia a ser adotada no estudo e um plano de trabalho para a elaboração do Atlas.

Os esgotos domésticos são a principal fonte de poluição dos corpos d’água superficiais no  Brasil. De acordo com o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos 2013, elaborado pela ANA, são tratados cerca de 30% do esgoto doméstico urbano produzido no Brasil.

Com a elaboração do Atlas Brasil de Despoluição de Bacias Hidrográficas pretende-se  promover o diagnóstico das condições atuais de atendimento por coleta e tratamento de esgoto urbano das sedes dos municípios de todo o País e dos potenciais impactos nos corpos d’água receptores.

O estudo também tem como objetivo identificar alternativas técnicas para a redução da carga proveniente dos esgotos, visando à compatibilização da qualidade da água dos corpos receptores com o abastecimento urbano e a reservação de água para usos múltiplos. A previsão é que o estudo tenha duração de 18 meses e seja lançado em 2015.

ANA