Programa INCT tem nova chamada de propostas

terça-feira, 15 de julho de 2014

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a FAPESP e demais fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), lançou, em 6 de junho de 2014, nova chamada para propostas de pesquisa a serem realizadas no âmbito do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

O objetivo da chamada é apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas, na fronteira do conhecimento e que busquem soluções para grandes problemas nacionais, por meio da consolidação dos INCTs, que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e da formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional.

Os temas considerados estratégicos que poderão ser preferencialmente apoiados são: Tecnologias ambientais e mitigação de mudanças climáticas; Biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade; Agricultura; Saúde e fármacos; Espaço, defesa e segurança nacional; Desenvolvimento urbano; Segurança pública; Fontes alternativas de energias renováveis, biocombustíveis e bioenergia; Nanotecnologia; Pesquisa Nuclear; Tecnologia da informação e comunicação; Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

A FAPESP e as demais FAPs participarão do programa cofinanciando as propostas selecionadas cujas instituições-sede estejam em seus respectivos estados. O valor total dos recursos para essa chamada, incluindo os federais e estaduais, é de até R$ 641,7 milhões.

A submissão de projetos pode ser feita até 8 de setembro, exclusivamente via Formulário de Propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

A seleção envolverá análises e avaliações comparativas em seis etapas: pré-análise pela área técnica do CNPq; análise por consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo comitê julgador; negociação com parceiros para o cofinanciamento dos projetos aprovados; análise pela Diretoria Executiva do CNPq; e aprovação pelo Comitê de Coordenação do programa.

As propostas aprovadas serão divulgadas no Diário Oficial da União e no site do CNPq a partir de 6 de março de 2015 e deverão ser executadas em 6 anos.

A chamada de propostas está disponível na íntegra em www.fapesp.br/chamadas/inct2014.pdf.

Informações FAPESP
Propostas que requeiram cofinanciamento da FAPESP devem cumprir requisitos extras, além daqueles presentes no edital da chamada. Veja as Informações FAPESP a respeito do edital em www.fapesp.br/8754.

O pesquisador responsável deve preencher os requisitos para submissão de Projeto Temático, descritos em www.fapesp.br/176, incluindo requisitos relativos à disponibilidade de tempo para dedicação considerada adequada às atividades de liderança de projetos de pesquisa de grande porte.

Pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de CEPIDs vigentes ou pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de Projetos Temáticos vigentes cujo saldo seja igual ou maior do que R$ 1 milhão em 7 de julho de 2014 devem necessariamente consultar a FAPESP para o agendamento de entrevista antes de assumirem responsabilidade de liderança de propostas INCT.

Outras informações sobre o cofinanciamento da FAPESP tratam dos critérios de elegibilidade, orçamento, aplicação de recursos e seleção de projetos a serem cofinanciados pela FAPESP.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo que necessitem de informações adicionais, principalmente relacionadas às especificidades da chamada relativas à FAPESP, podem escrever para chamada_inct_2014@fapesp.br.

Fonte: Agência Fapesp