Indústria de lácteos do Reino Unido faz avanços ambientais

domingo, 30 de novembro de 2014

Novas pesquisas mostram que a indústria de lácteos do Reino Unido fez avanços ambientais significativos nos últimos seis anos. Resultados preliminares do Relatório de Benchmarking Ambiental da Indústria de Lácteos do Reino Unido de 2014 mostram que os processadores conseguiram um aumento de 8% na eficiência de energia desde 2008, significando que estão a caminho de alcançar as metas do Acordo de Mudança Climática e Dairy Roadmap 2020, de 13,6% e 15%, respectivamente.

O relatório também detalha progressos significativos feitos na gestão dos desperdícios. Os processadores conseguiram uma redução de 74% na quantidade de dejetos enviados a aterros por tonelada de leite e demonstraram um aumento impressionante de 176% na quantidade de dejetos reciclados ou recuperados por tonelada de leite que entrou.

Esse relatório demonstra que a indústria está comprometida com melhoras ambientais e fez progressos em direção às metas do Dairy Roadmap. Os resultados preliminares cobrem o período de cinco anos, de 2008 a 2013, e mostram um excelente progresso em um curto período de tempo.

A gerente ambiental do Dairy UK, Joanna Stewart, disse: “O relatório envia uma mensagem muito positiva e reitera o compromisso da indústria de lácteos do Reino Unido de lidar com os desafios ambientais da produção de alimentos”.

“A ferramenta é um recurso valioso para os processadores acompanharem seu desempenho e identificar áreas para melhora. Esses resultados mostram que o setor de processamento de lácteos do Reino Unido está no caminho de cumprir as metas do Dairy Roadmap e os processadores continuarão fazendo todos os esforços para chegar no próximo passo”.

As principais descobertas do relatório foram:

- Uma aumento de 8% na eficiência de energia
- Uma redução de 10,5% no uso da água por tonelada de leite que entra
- Uma redução de 6% nas cargas de efluentes por tonelada de leite que entra
- Uma redução de 15% na carga de Demanda Química de Oxigênio (COD) por tonelada de leite que entra
- Uma redução de 74% nos dejetos enviados aos aterros por tonelada de leite que entra
- Um aumento de 176% nos dejetos reciclados/recuperados por tonelada de leite que entra

Iniciativa Dairy Makes a Difference

A Dairy Makes a Difference (Lácteos fazem a diferença) é uma nova iniciativa lançada pela Dairy UK, visando destacar os benefícios dos produtos lácteos e da indústria de lácteos e apoiar o crescimento da confiança dentro da indústria britânica. Os parlamentares de todos os principais partidos assinaram declarações escritas sobre como “os lácteos fazem a diferença” para eles e pediram que outros membros do Parlamento e ministros se unissem a eles nisso.
A campanha está mostrando as muitas formas nas quais os “lácteos fazem a diferença” e suas contribuições para a economia, meio-ambiente, saúde pública, nutrição e muito mais.

A reportagem é do FoodBev.com.