Tecnologias de tratamento de resíduos agropecuários e agroindustriais são destaque no IV Sigera

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Num sistema de gestão ambiental um dos principais instrumentos que se têm para manutenção da qualidade ambiental é o uso de tecnologias de tratamento. Essas tecnologias reduzem o potencial poluidor dos resíduos e efluentes e ainda podem gerar subprodutos com valor econômico.

O eixo temático tratamento de resíduos e efluentes terá destaque no IV Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais – IV Sigera que acontecerá de 05 a 08 de maio na cidade do Rio de Janeiro.

O evento terá dois mini-cursos abordando o tema: Tratamento anaeróbio de efluentes agroindustriais, ministrado pela Dra. Liliana Borzacconi Vidal – Universidad de la Republica/Uruguai e Separação sólido-líquida de efluentes da produção animal, ministrado pela Dra. Mari Cruz Garcia Gonzales – Instituto Tecnológico Agrário/Espanha. Ambas palestrantes possuem experiência científica e prática na utilização e implantação de sistemas de tratamento em seus países. Portanto, a participação nos mini-cursos será uma oportunidade ímpar de aprender e trocar experiências.

Na palestra Tecnologias de tratamento de efluentes, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Dr. Márcio Luis Busi da Silva apresentará o que existe de mais inovador no tema, destacando a produção de algas para geração de energia a partir do uso de efluentes animais.

Dos trabalhos a serem apresentados no evento na forma oral ou pôster, 36% se referem a temática de tratamento de resíduos e efluentes. Uma boa oportunidade para os participantes trocarem experiências com os autores.

Os interessados em participar da quarta edição do Sigera podem fazer a inscrição no endereço www.sbera.org.br/sigera2015 . O prazo com desconto é 06 de fevereiro.

Os eixos temáticos são: tecnologias de tratamento de resíduos, o uso dos resíduos como fertilizante, os impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta, a produção de energia a partir de resíduos e os sistemas de gestão de resíduos.

O Sigera é promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), com a copromoção da Embrapa e o apoio da Itaipu Binacional, Jornal Biomassa BR, Sesi/Senai do Estado do Paraná.

Serviço:

IV Sigera

Site: www.sbera.org.br/sigera2015

Facebook: www.facebook.com/pages/IV-Sigera-Participe/263150533760278