Embrapa realiza 3ª edição do Encontro Mídia e Pesquisa

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Com o objetivo de incentivar a criação de uma cultura científica e promover o debate sobre a cobertura de ciência pela mídia a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa realiza em 8 de outubro de 2015 em Campinas, SP o 3º Encontro Mídia e Pesquisa, com o apoio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O evento pretende discutir e debater os temas jornalismo científico, comunicação e divulgação científica entre professores e alunos de comunicação social e jornalismo, profissionais de jornalismo, imprensa, pesquisadores e demais interessados. O encontro está estruturado em três mesas-redondas, que discutirão o papel e a importância da divulgação científica para as organizações de pesquisa e também como se processa a comunicação científica em temas controversos, nesta edição sobre a Gestão da Água, na visão de representantes da pesquisa e do jornalismo.

A última mesa-redonda com o tema “Outro olhar para a divulgação científica” será composta por apresentação de quatro cases com palestrantes de renome atuantes na comunicação científica brasileira seguidos de debates e vai girar em torno da questão das mídias digitais, uso de blogs para divulgação científica, educação científica lúdica, além de divulgação científica na área de mudanças climáticas.

De acordo com a comissão organizadora, “o jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática”. Deste modo, o evento pretende principalmente promover e estimular o diálogo sobre jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência.

“É de extrema importância para o entendimento e compreensão das pesquisas e estudos desenvolvidos no mundo, que pesquisadores e jornalistas estabeleçam uma relação de parceria e que contribuam com a inclusão social de todos os segmentos da sociedade no debate sobre a ciência e a tecnologia”.

Estão entre os palestrantes do evento Graça Caldas e Susana Oliveira Dias do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor/Unicamp, Marcelo Knobel também da Unicamp, Édison Carlos do Instituto Trata Brasil, Fabio Leite do Estadão, Daniel Medeiros da Embrapa/Secom, Átila Iamarino da USP e Ana Carolina de Mattos Zeri do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM/MCTI.

O encontro será na Embrapa Informática Agropecuária em Campinas, SP. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação. A organização é realizada em parceria com a Embrapa Gestão Territorial (Campinas, SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP).
Serviço
3º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 8 de outubro de 2015
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Embrapa Informática Agropecuária – Av. André Tosello, 209 – Campus da Unicamp, Barão Geraldo, Campinas, SP.
Programação: https://www.embrapa.br/documents/1355145/1529026/midiaeimagem
Inscrição: http://www.cnpma.embrapa.br/eventos/links/midiapesquisa.html

Texto: Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente: meio-ambiente.imprensa@embrapa.br