Cientistas trocam fotos de currículo Lattes por logotipo pela volta do MCTI

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Engrossando as ações pela volta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cientistas decidiram trocar suas fotografias da plataforma Lattes, do CNPq, por imagens com a hashtag #ficaMCTI ou #voltaMCTI. A ação foi proposta em reunião da Secretaria Regional da SBPC do Rio de Janeiro, na última 3ª feira, dia 31, e já conta com a adesão de grandes acadêmicos, como o ex-ministro da pasta Sérgio Rezende, o matemático brasileiro laureado com a medalha Fields, Artur Ávila, e o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A campanha foi iniciada por professores e pesquisadores da UFRJ, UFRGS e UFMG e a Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ) distribuiu um modelo do logotipo para a imagem do currículo. Segundo os organizadores da ação, “a ideia é ter o maior número possível de substituições até terça-feira, 7 de junho, quando o ministro interino Gilberto Kassab se encontra com senadores da comissão de Ciência e Tecnologia”.

A ADUFRJ criou ainda um website (http://ficamcti.redelivre.org.br/) com instruções sobre como os pesquisadores podem participar da campanha e trocar suas fotografias e, também, criou uma lista com os nomes dos acadêmicos que aderiram à ação. Além disso, a página traz um link para incentivar o envio de mensagens por e-mail e pelas mídias sociais a todos os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

SBPC