Modelo da Embrapii está revolucionando a inovação no Brasil, afirma secretário

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Titular da Setec, Alvaro Prata destacou interação entre Embrapii, institutos de pesquisa e a indústria para gerar produtos de alta tecnologia

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, destacou o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no fomento à inovação no Brasil. Para ele, a criação da entidade, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fortaleceu a cultura do empreendedorismo ao unir a expertise dos institutos de pesquisa com as demandas do setor industrial para a geração de produtos de alta tecnologia.

“Estamos fortalecendo a nossa infraestrutura de pesquisa. Estamos fazendo uma verdadeira revolução no Brasil do ponto de vista de ciência, tecnologia e inovação. A Embrapii vai fazer uma diferença enorme. O setor industrial vai contratar um projeto com uma unidade Embrapii com a certeza de que vai ter ele bem feito, porque essa unidade Embrapii passa por uma avaliação muito criteriosa para ter esse status”, afirmou Prata durante o 3º Workshop de Competências Internas (WCI) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro (RJ).

Além disso, o secretário defende que o modelo Embrapii sirva como propulsor para o fomento do empreendedorismo, tanto entre recursos humanos quanto entre instituições de pesquisa. “Nós precisamos focar na formação de empreendedores, pessoas que possam resolver problemas à sua maneira, que vão atrás. E falo também de instituições que reproduzam esses valores. Elas têm que olhar as oportunidades e trabalhar em cima delas”, completou.

Recursos

Alvaro Prata destacou ainda o esforço do ministro Gilberto Kassab em obter recursos para a ciência e a tecnologia e reforçou a necessidade de se “irrigar” o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). “Nosso SNCTI é muito diversificado, tem muito oportunidades. Ele precisa ser irrigado, precisa de recursos. O ministro Gilberto Kassab tem trabalhado firmemente para reverter cortes no orçamento do MCTIC e disponibilizar recursos para a ciência brasileira.”

Fonte: MCTIC