Plataforma auxilia candidatos a conquistar bolsas de estudo no exterior

terça-feira, 26 de julho de 2016

O domínio da língua inglesa está entre os requisitos importantes para o ingresso no mercado de trabalho. É pensando nisso que jovens estudantes têm acessado a plataforma My English Online desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ferramenta on line tem ajudado alunos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de ensino superior a aprender inglês.

É o caso de Graciele Damasceno, estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), campus da cidade de Urutaí, localizada a 270 quilômetros de Goiânia. Um professor foi quem lhe apresentou a plataforma My English On-Line. Depois de dois anos estudando o conteúdo, entre leituras e práticas disponíveis, Graciele comemora a conquista de uma bolsa de estudos oferecida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan), que selecionou dez alunos brasileiros para estudarem em instituições canadenses até o fim de 2017.

Graciele nunca tinha feito curso regular de inglês. Ela realata que o curso online foi determinante uma vez que para obter a bolsa era necessária ser aprovada  no exame Toefl, que avalia a capacidade de comunicação e compreensão do inglês no nível universitário . “Eu comecei a realizar todas as atividades e acho que durou por volta de um ano até eu completar todos os níveis. O Toefl é um exame opcional, mas o My ENglish Online oferece todo o suporte para você fazê-lo. Tanto que no nível cinco tem várias etapas e uma delas é o preparatório para esse exame. Se você for fazer o exame tendo como base do My English você tem uma base muito boa”, disse.

Desde que foi criada, em 2012, a plataforma My English Online já atendeu 900 mil estudantes. Deste total, 71 mil concluíram o curso do nível básico ao avançado. A coordenadora geral substituta de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados da Capes, Helena Albuquerque, explica como funciona a ferramenta.

“O curso que os alunos fazem é dividido em cinco níveis de aprendizado e as atividades são baseadas em e-books, vídeos, atividades de gramática e leitura. E ao final de cada passo desse curso o usuário tem que fazer um texto de progresso. O usuário tem acesso a livros interativos, leitura, como, por exemplo, da revista National Geographic, ele consegue fazer exercícios de gramática, tem acesso a dicionários, atividades pra prática oral e os testes de acompanhamento. E estes materiais também podem ser impressos para consulta posterior do aluno.”

Para se cadastrar na plataforma My English Online, os interessados devem ser alunos de graduação em instituição pública de ensino superior e alunos em programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Capes. Alunos de instituições privadas de ensino superior também podem acessar o conteúdo, mas é necessário que tenham obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009. Professores e técnicos da rede federal de Ensino Superior e Educação, Ciência e Tecnologia, aprovados no Toefl, têm igual acesso à página.

Conheça a plataforma, acesse http://www.myenglishonline.com.br/

(Agência Gestão CT&I, com informações do MEC)