VIII SIGERA: cinco dias de debates, compartilhamento de experiências e avanços no Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais

Evento ocorreu entre os dias 6 e 10 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e premiou melhores trabalhos

Cinco dias de evento para debater o gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais, compartilhar conhecimentos, ampliar a rede de relacionamentos e conhecer experiências bem sucedidas na área. Esse é um balanço geral que se pode fazer sobre o VIII Sigera – Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, evento que ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 6 a 10 de novembro de 2023.

“O Sigera foi, de fato, um sucesso, tivemos uma participação em apresentação de artigos científicos, mostrando muitos resultados de aproveitamento de tecnologias de como utilizar os resíduos gerados nas agroindústrias. Discutimos também o tema, observando elementos que facilitam espaços de negócios para aproveitamento de subprodutos da indústria”, destacou a professora Dra. Suelen Paesi, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, coordenadora local do Sigera. 

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos, que permitem uma rede de compartilhamento de achados científicos e de avaliação de tecnologias, o Sigera permitiu também ouvir cientistas e personalidades que se destacam nos estudos sobre os resíduos agropecuários e agroindustriais.

Nesta edição, o evento congregou ainda, nos dois primeiros dias, mulheres que atuam em estudos sobre o Gerenciamento dos Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, promoveu Trilha de Capacitação para laboratórios de biogás e também realizou um minicurso para implantação de negócios baseados em tecnologia. Já a quarta-feira, dia 8, e a quinta-feira, dia 9, foi destinado a palestras, apresentação de estudos e a premiação dos melhores trabalhos.

Foram escolhidos como melhores trabalhos orais: Electroactivation of a vegetable sponge (Luffa cylindrica) and tests as a biofilter for biodiesel production wastewater, de autoria de Gabriela Azevedo Souza, Renata Aparecida Alves, Alef Da Silva Sousa, Mateus Peixoto Oliveira, Everson Ferreira Vasconcelos, André Marques dos Santos, Gilmar Clemente Silva; e Application of natural iron oxides/hydroxides for hydrogen sulfide removal in swine manure biodigesters, de autoria de Juliana Mattos Bohrer Santos, Emanuel Manfred Freire Brandt, Luciano Mattos Jardim Costa, Rodrigo Guimarães Wanderley Costa, Ana Júlia Rodrigues Ferreira, Wanderley Felício Leles, Christian Matthias Belt.

O pôster mais popular foi Hydrogen and Methane Production in Two-Stage Upflow Anaerobic Sludge Blanket Reactors from Crude Glycerol, de autoria de Michael Barbosa Viana, Eduardo Augusto Felipe de Vasconcelos, Camila Aparecida de Menezes, Priscilla de Souza Almeida, Sandra Tédde Santaella, André Bezerra dos Santos, Renato Carrhá Leitão.

O VII Sigera finalizou na sexta-feira, dia 10 de novembro, com duas visitas técnicas: no vale do Taquari, em Estrela, a planta de biogás da Folhito Adubos Orgânicos e, no Vale do Caí, em Montenegro, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).

Organização

O VIII Sigera é uma realização da SBERA e conta com apoio financeiro da Capes. O Simpósio tem apoio da Universidade de Caxias do Sul – UCS; da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos – LAMIB; da Embrapa; da Universidad de la Frontera; da Folhito; da Cooperativa Ecocitrus; da Awite; da Analítica; do Senai; da Shimadzu; do Sicredi; da M. Lima Engenharia; do Inmetro; do Sebrae; e do grupo Mulheres do Biogás.

Acesse