O Brasil é um dos maiores produtores de produtos agropecuários e agroindustriais do mundo e tem nessas atividades um de seus pilares de desenvolvimento. Essa condição traz benefícios sociais e econômicos, mas também desafios ambientais, para que o desenvolvimento ocorra considerando a sustentabilidade dos sistemas agroindustriais.
A sustentabilidade insere o correto gerenciamento dos resíduos gerados por esses sistemas, baseando-se nos conhecimentos e tecnologias, o que garantirá produção de alimentos de reconhecido valor ambiental e a tomada de decisões nas dimensões ambiental, social e econômica.
A fim de apresentar, discutir e analisar a ciência presente e visualizar os desafios futuros a Sbera tem o prazer de realizar o Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais – Sigera.
Durante o evento serão tratados os temas científicos de maior relevância em um formato inovador que envolve a oferta de mini-cursos, painéis temáticos, palestras técnicas e apresentações de trabalhos científicos. Os participantes do Sigera obterão conhecimentos e interação com a comunidade científica nacional e internacional, promovendo sua atualização científica e o fomento de novas pesquisas e parcerias.
Com a realização do Simpósio a Sbera renova seu caráter pioneiro e sua visão sistêmica, contribuindo para o entendimento do Nexus nutriente-recursos naturais-alimento, para segurança ambiental dos alimentos e dos sistemas agroindustriais e para o bem-estar das sociedades.
Objetivos do Sigera
- Discutir os temas ambientais de maior relevância para as produções agropecuária e agroindustrial;
- Proporcionar e incentivar a apresentação de pesquisas e discussões científicas;
- Fomentar o estabelecimento de parcerias entre os participantes;
- Internalizar a temática do gerenciamento dos resíduos nas cadeias produtivas;
- Sensibilizar a sociedade para a importância do tema;